Alongamento e prevenção de lesões
Esse é o título de um artigo feito no Departamento de Ciências da Reabilitação e Fisioterapia da Universidade de Ghent (Bélgica).
Se você sempre acreditou que o alongamento fosse essencial para PREVENIR LESÕES, saiba que os estudos científicos ainda não chegaram a esse consenso: tem estudo que mostra que o alongamento ajuda e estudo que diz que não faz diferença 😅
Mas os pesquisadores da Bélgica tiveram um ponto importante sobre essa discussão:
Quando temos um exercício que usa intensamente a propriedade elástica do tendão e do músculo, com saltos e altos ciclos de alongamento e encurtamento (ex: futebol, vôlei, basquete), é necessário ter uma boa elasticidade para armazenar e liberar toda essa energia. Nesse caso, diversos estudos apontam que fazer alongamentos evita lesões, pois melhora uma habilidade que seria muito exigida no exercício.
No entanto, quando os esportes são menos intensos e não exigem tantos ciclos de alongamento e encurtamento, como caminhada, bicicleta e natação, muitas pesquisas concluíram que não há vantagem alguma do alongamento na prevenção de lesões.
Pior: se feito erroneamente, esse alongamento simples e "inocente" que muitas pessoas fazem pode ter efeitos contrários e CAUSAR lesões em vez de evitá-las!
Por isso, a melhor coisa é procurar a orientação de um profissional especializado.
Grande Abraço a todos!!
Comentários
Postar um comentário